Inspiração/Briefing
Precisávamos definir uma atração para cada um dos personagens principais da Turma da Mônica. Tínhamos apenas o espaço demarcado em planta, mas nenhuma proposta do que ocorreria ali.
Pesquisa:
Fiz um levantamento de tendências, referências culturais e visuais de ativações possíveis. A premissa era criar atividades com interação digital, mas que não dependessem 100% de telas. A tecnologia deveria enriquecer a experiência e auxiliar na operação, fornecendo informações sobre a história da brincadeira. Além disso, o conteúdo precisava suportar elementos de acessibilidade, já que o público-alvo incluía usuários não alfabetizados, recém-alfabetizados e portadores de deficiências.
Desenvolvimento de Ideias:
Após o brainstorming e criação de esboços e moodboards, propus a implantação de um Hospital Veterinário com base nas seguintes premissas:
- A área incluiria duas ativações: a fachada da "Casa da Milena" como ponto de fotos, e um Hospital Veterinário, pois a mãe da personagem, Dra. Silvia, é a veterinária dos pets da Turma da Mônica.
- A casa da Milena faria sentido geminada ao hospital, garantindo uma conexão visual e narrativa.
- O hospital disfarçaria de forma lúdica a estrutura da atração, mantendo a aparência cartoonizada.
- Para uma atração de bombeiros solicitada, propus um "foco de incêndio" num prédio conectado ao hospital, onde os pets seriam resgatados pelos bombeiros.
- Essa dinâmica reforçaria valores de cuidado com animais e a importância dos médicos veterinários, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filha.
Direção Criativa e Arte
Liderei a visão artística e conceitual da atração, cuidando da tematização do espaço para garantir uma maior imersão dos visitantes na atividade. Criei a identidade visual própria do "Hospital Veterinário", e defini detalhes de decoração, papelaria aparente (timbrados, envelopes, cartões de visita), jalecos, crachás, "comunicação visual" e o todo tipo de props., tudo devidamente adaptado ao estilo Turma da Mônica. A direção criativa ainda incluiu a direção de animação para o desenho animado de abertura da atração assim como o direcionamento para o sound design.
Desenvolvimento do Projeto Arquitetônico:
Trabalhei com o arquiteto para desenvolver a fachada e o design de interiores. Ele emitiu elevações das vistas do espaço, e eu mapeei o conteúdo das paredes de acordo com o tema. Também decidi quais móveis seriam cenográficos ou funcionais, quais incorporariam tecnologia (equipamentos All-in-One, leitores NFC) e quais serviriam para a operação (depósito de insumos, por exemplo). Levamos em conta segurança, manutenção e acessibilidade. Os entregáveis incluíram ilustrações, detalhamento de mobiliários, artes aplicadas em paredes, especificação de decoração, pedidos para marcenaria, vidraçaria, iluminação e som ambiente.
Desenvolvimento dos Projetos Tecnológicos:
Implementei um mini-game em uma estação "All-in-One" com tela touch. Esse jogo foi integrado à brincadeira de faz-de-conta no consultório veterinário, criando um ambiente que estimula a imaginação. Um dos desafios dessa etapa foi determinar uma tecnologia interessante, mas não essencial, garantindo que a operação da atração continuasse mesmo com falhas nos equipamentos interativos. A brincadeira deveria funcionar com a monitoria, sem depender 100% da tecnologia. No fim a interação funcionou como uma "Ficha cadastral" com curiosidades sobre cada bichinho que poderiam ser exploradas pela monitoria ou em material residual.
Revisão e Refinamento:
Documentei todos os conceitos definidos para a continuidade da atração, incluindo memoriais descritivos, mecânica, capacidade, operação e fluxo de usuários. Também criei relatórios de equipamentos e materiais de apoio, possibilitando a criação de protocolos de operação e manutenção.
Finalização e Aplicação:
Supervisionei a implantação da tematização e tecnologia, conduzindo testes com a equipe técnica para mitigar problemas de operação, especialmente os relacionados à segurança e acessibilidade. Após a entrega, o parque ficou responsável por conduzir novos testes.